sábado, 28 de novembro de 2009

Brockman, duro dentro da quadra, descontraído fora dela.


Esse estilo, sem medo de se machucar, não começou recentemente, Jon Brockman sempre foi assim.
Muitos jogadores dizem que sua primeira memória de Brockman jogando basquete foi uma cotovelada, enquanto tentava ganhar um rebote ou se posicionar sobre ele, muitas vezes sem sucesso. E muitos outros jogadores conhecerão esse estilo, assim que Brockman ganha mais tempo em quadra.
Brockman, um novato de 2.01 metros, não tem a altura ideal de um jogador de garrafão, mas quem convive com ele fala que isso não importa, seus técnicos e companheiros adoram seu estilo de jogo. Brockman e seus companheiros ficam felizes quando alguém consegue lidar com o estilo robusto que ele traz para os treinos.
"Eu já sofri tantas cotoveladas dele, já até perdi as contas." diz Spencer Hawes, que treinou um ano com Brockman na Universidade de Washington. "Eu sempre me considero um pouco sortudo, simplesmente por ser maior que ele, assim seu cotuvelo acerta meu peito, não meu rosto. Muitos jogadores sofrem cotoveladas dele no rosto e no nariz."
Embora Brockman seja um jogador do estilo durão em quadra, fora dela ele não é nada disso.
Ele é de um tipo alegre, que gosta de cantar músicas de natal, uma pessoa descontraída, alegre, cujo comportamento continua o mesmo, independente do tempo que joga.
Seus companheiros sabem do seu estilo dentro de quadra, sabem que não há maldade em Brockman, sabem que é o único jeito que ele sabe jogar.
"Algumas pessoas não gostam, mas eu não estou lá pra agradá-los" disse Brockman. "Eu nunca vou fazer nada sujo, para magoar alguém ou algo do tipo de propósito, é apenas a maneira que jogo."
Como o treinador pensa, se fosse mais alto, Brockman poderia ser mais eficaz. Mas quando Brockman fica mais tempo em quadra, ele mostra que consegue rebotear.
Apenas 2 vezes na temporada Brockman jogou 19 ou mais minutos, no dia 30 de outubro, na derrota contra o New Orleans Hornets, ele pegou 10 rebotes em 19 minutos, e na última quarta-feira, Brockman jogou 26 minutos e pegou 9 rebotes na vitória sobre o New York Knicks.
O técnico do Kings, Paul Westphal, disse que após o grande esforço contra o Memphis Grizzlies(7 pontos e 3 rebotes em 14 minutos), Brockman provou a todos que não precisa ser tão alto pra jogar na NBA, basta ter vontade.
Brockman as vezes até se machuca quando marca alguém mais alto, mas mesmo assim sempre pega os rebotes. "Ninguém passa por ele quando ele não quer que passem", diz Paul Westphal.
"As pessoas sempre dizem que ele não pegará rebotes em cima de alguém com 2.15 metros, mas quando os enfrenta, ele se mostra grande o suficiente para pegar os rebotes em cima de um jogador de 2.22 metros", diz Paul Westphal.
Brockman sabe a maneira de pegar rebotes, então ele se posiciona e voa pra agarrar a bola solta, ele sabe algumas nuances, e tem a pretensão de pegar os rebotes.
"Muitas vezes eu vou falar para as crianças pequenas que me perguntam, 'qual o truque para pegar rebotes?', eu vou falar: 'não á truques para pegar rebotes' ", disse Brockman. "É só querer pegar a bola".
"A cada bola que vai pra cima, eu estou tentando pega-la".
Quanto mais o tempo de jogo de Brockman sobe, mais feliz ele fica, mas se ele não jogar, ele não reclama, ele fica no banco, sempre apoiando quem está em quadra, esperando sua oportunidade. Se ele está no banco, não é tão bom para os companheiros, eles serão os únicos que terão de lidar com ele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário